Treinando para uma Apresentação

Para uma pessoa que jamais estudou técnicas de oratória, pouco adianta simplesmente “ir a frente e falar em público”: sem um preparo prévio, um discurso, palestra ou reunião, mesmo que simples, pode ser um grande fracasso. Por isso, mesmo para os experientes uma apresentação precisa ser planejada e exercitada inúmeras vezes.

Após ter sido elaborada a estrutura do discurso, não basta decorar o texto para garantir que haverá qualidade: se faz necessário treinamento com antecedência – e aqui, quando dizemos antecedência, quanto maior melhor.
Se antes de um mês da palestra ou curso for possível reservar algumas horas para treinar a apresentação, treine!

man_practicing_speech_in_office_washroom_mirror_my_aud_0023

São válidos inúmeros métodos: há quem filme a si mesmo, há quem prefira se exercitar em frente ao espelho ou pedir que amigos o assistam para dar uma opinião… Todos são meios eficientes, sendo também válido alternar entre eles.

O importante é garantir que todos os aspectos da oratória sejam desenvolvidos ao longo dos exercícios, como a fluidez e clareza do discurso, a postura, a gestualização, dentre outras competências. Dessa forma, ao chegar no dia da apresentação já estaremos familiarizados com a forma que cada etapa da apresentação deve ser feita e também com os erros que devemos evitar, garantindo assim um bom desempenho para a apresentação.

2 Responses

  1. FELIPE E. M.

    OLÁ, TUDO BEM?
    EU GOSTEI DAS DICAS
    GOSTARIA DE RECABE POR E-MAIL OS VALORES E FORMA DE PAGAMENTOS DO CURSOS COACHING,ORATÓRIA E A ARTE DE CONVENCER

    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    FELIPE

    • Waléria Pessoa

      Olá Felipe, ficamos contente que tenha gostado.
      Estamos te enviando as informações por e-mail. ok!
      Continuamos a disposição.
      Até breve!
      Waléria

Deixe uma resposta