Atenção! Este curso é oferecido na modalidade PRESENCIAL em Florianópolis/SC.

Educação Infantil é coisa séria e nós sabemos disso.

Quem trabalha na área da Educação Infantil sabe como muitas vezes o cuidado com crianças de 0-3 anos é pouco valorizado, embora essa seja uma das etapas mais importantes da vida. O Brasil ainda precisa melhorar para mudar esse cenário, enquanto há países, especialmente EUA e na Europa, que já possuem propostas pedagógicas mais elaboradas e amplamente aplicadas nas escolas.

Continue lendo e descubra uma abordagem que prepara você para um trabalho mais profissional e harmônico, potencializando o respeito, cuidado e sensibilidade que os alunos da educação infantil tanto necessitam.

Um ambiente calmo com bebês ativos, curiosos e com possibilidade de explorar o mundo ao redor em total segurança. Será possível encontrar um berçário assim?

A proposta do Curso Educação Infantil da Aegis é proporcionar um conhecimento diferenciado aos profissionais e equipes que atuam na área da educação infantil. O curso oferece uma visão mais humana na relação entre professores e alunos, que transforma de forma surpreendente todo o ambiente escolar.

O curso é inspirado em importantes nomes da educação. Como Emmi Pikler, Maria Montessori, Rebeca Wild, Walter Gutdeusch, Loris Malaguzzi, Rudolf Steiner, Jean Piaget, Howard Gardner e Henry Wallon.


educacao-infantil-conteudoedicoes-anteriores

 

 

Data: 17, 18 e 19 de novembro (sexta, sábado e domingo)
Horário: Sexta: 9h30 às 18h30 | Sábado: 9h às 17h00 | Domingo: 9h às 12h
Local: Rua General Bittencourt, 239 – Centro – Florianópolis/SC (CURSO PRESENCIAL)
Formas de Pagamento: Cartão de Crédito | Boleto Bancário. Investimento sob consulta.
Carga horária e certificação de 20 horas.

“Excelente abordagem sobre o desenvolvimento dos bebês e suas necessidades para que este ocorra de forma segura e sadia! A clareza dos princípios leva a um entendimento e, certamente, a uma mudança de “olhar” no fazer pedagógico do educador. “Arruma” os conceitos já aplicados, aperfeiçoando a maneira de relacionarse com a criança e seu desenvolvimento. Métodos e processos muito claros! Aprofundamento, expansão e foco!”  – Rita Ramos Consultora Educacional

 

“Tive a feliz oportunidade de participar do curso de Educação Infantil com a Aplicação da Abordagem Pikler no Colégio Florença, que me fez refletir e adquirir novos conhecimentos tão importantes e necessários nessa faixa etária para a vida. Pude conhecer o quanto os princípios são necessários para a maneira de ver e estar com a criança em sua complexidade. Excelente! Amei!” – Eliane Doratiotto Diretora Educação Infantil

 

“Foi um curso muito significativo. O conteúdo trabalhado foi ao encontro a minha necessidade. O trabalho com bebês é extremamente importante e deve ser realizado com muito amor. E o curso veio reforçar esse conhecimento, me trouxe muitas informações práticas que podemos colocar em uso no nosso dia a dia e muitas reflexões.” – Cristiane Guarnieri C. Gerente Educação Infantil

 

“A minha cabeça está bagunçada com tanta coisa boa, tantas ideias boas adquiridas. Nem sei por onde começar amanhã quando entrar na sala de aula. De uma coisa tenho certeza: muitas coisas vão melhorar. Coisas boas vão acontecer o tempo todo. Porque a receita ideal tenho para isso. Obrigada, Roger!” – Luciane Sena Santos

 

“O curso é muito prático e eficiente. Se cada educador for capaz de fazer a diferença com 1 criança… ahhh… o mundo seria muito melhor! Obrigada pelas pistas…. técnicas… fundamentações… e acima de tudo, por me tornar uma profissional melhor!” – Maristela Rodrigues Scarabelli

 

“Este curso lança um olhar doce sobre a criança sempre partindo do ponto de vista da mesma em relacionamento com o outro. Nesta relação, o palestrante nos convida a nos observar e comunicarmos com paciência, sensibilidade e principalmente respeito.” – Lívia Alvim Scarabucci Kaminagakura

•  Educar o olhar adulto para desenvolver uma percepção sobre o sensível mundo dos bebês;
•  Compreender as especificidades da linguagem da criança de 0 a 3 anos
•  Aprender a manejar elementos pedagógicos imprescindíveis para o trabalho com bebês;
•  Aprender a aplicar técnicas de cuidados de alta qualidade (profissionalização dos cuidados);
•  Disciplinar os gestos e a voz para a boa atuação com as crianças;
•  Saber organizar o ambiente ideal para a criança pequena e para os grupos de crianças;
•  Saber escolher e trabalhar com brinquedos e implementos de acordo as faixas etárias;
•  Aprimorar técnicas de higiene, alimentação e relação com o corpo da criança pequena;
•  Reconhecer erros e aprender posturas adultas que conferem segurança para a criança.

1. Introdução

    • Contexto Geral da Educação Infantil e sua Relevância – Primeira infância na Segunda Grande Guerra
    • Hospitalismo: um mal que assombrou a Europa.

1.1 Bases Teóricas para uma Proposta de Educação Infantil de 0 a 3 anos

  • O que o Instituto Lóczy ensinou para o mundo.
  • As contribuições de Emmi Pikler para o trabalho com bebês.
  • O Bebê já é uma pessoa.
  • A Educação Infantil nos dias atuais.
  • Lapsos na formação dos educadores infantis.
  • A diferença essencial entre metodologia e princípios da criança.
  • Os fundamentos teórico-práticos da Pedagogia Florença

2. Abordagens Convencionais x Pedagogia Florença

    • Pedagogia para os 0 a 3 anos: as opções (in)disponíveis.
    • Os grandes equívocos.
    • As “violências suaves”.
    • A ignorância em relação ao mundo dos bebês.
    • A Necessidade de uma nova visão da criança pequena.
    • Fundamentos de uma pedagogia para bebês e crianças pequenas

3. Os 5 Princípios da Pedagogia Florença

3.1 Criar um laço de amor (o conceito de Eros Pedagógico).

    • O que significa respeitar a criança pequena.
    • Assistência Necessária.
    • Segurança Afetiva e os cuidados privilegiados.
    • A higienização e a troca de fraldas.
    • Coreografia dos cuidados.
    • A alimentação

3.1.1 O detalhamento e a especialização dos cuidados

    • O Olhar.
    • O Carinho.
    • A criança como companheira ativa

3.2 Criar um ambiente adequado (o conceito de ambiente preparado)

    • Como preparar o ambiente da criança pequena.
    • A importância da liberdade de movimentar-se.
    • A continuidade da atividade.
    • As posturas da criança.
    • As funções do professor no ambiente de atividades da criança pequena.
    • Autonomia e Sentimento de Competência.
    • Erros, medo e ansiedade: inimigos que exigem atenção

3.2.2 Brinquedos, Implementos e Uso dos Espaços

    • Como Escolher os brinquedos adequados para os bebês.
    • O valor pedagógico dos Implementos e como utilizá-los.
    • Implementos apropriados para o desenvolvimento da criança em cada etapa.
    • A organização dos espaços.
    • Recomendações de roupas e outros artefatos utilizados pela criança

3.3 Definir os Rituais (Conceitos de Rotina e Rituais na infância)

    • O significado da rotina para o ser humano.
    • A importância da rotina na vida da criança pequena Rotina: tempo x espaço.
    • O que são os rituais da primeira infância.
    • A linguagem ritual do bebê.
    • Definindo e aplicando os pequenos rituais

3.4 Estabelecer a disciplina e estruturar a autoridade (conceitos de disciplina, limites, regras e autoridade)

    • O que significa disciplina na infância?
    • A importância da autoridade para a educação da criança pequena.
    • Disciplina e Autoridade x Liberdade A idade dos limites.
    • A idade das regras.
    • Regras x Limites

3.5 Manter a observação ativa (Conceito de observação atenta e ativa)

    • A importância da atenção do educador.
    • A Atenção como fio condutor.
    • A postura do educador da primeira infância Ocupação dos espaços e ângulos de visão Não interferir x abandonar.
    • Observação atenta e ativa.
    • Atenção Individualizada

4. As Regras Vermelhas e Verdes da Pedagogia Florença para Bebês

5. Visita a Campo e Oficina Prática

6. Considerações finais e referências bibliográficas.

roger.-hansen

Roger Hansen é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador da Primeira Infância há mais de 10 anos. Iniciou sua carreira como professor universitário e, posteriormente, dedicou-se ao desenvolvimento da Pedagogia Florença. Em paralelo segue conduzindo seus estudos e pesquisas, sempre aliados a uma profunda experiência prática em contato direto com crianças, pais e educadores. Roger também é palestrante do TEDxSenaiFlorianópolis e autor do livro Pedagogia Florença 1: Bases para a Educação Infantil de 0-3 anos.

  • REAGENDAMENTOS: Sim, é possível. Somente se o aluno avisa a organização do curso com antecedência de 72h.
    Nesse caso será cobrada uma taxa de 15% do valor total da inscrição para despesas administrativas.
    -Em caso de inscrições efetivadas com valores promocionais no reagendamento para outra edição será cobrado o valor da diferença entre o que foi pago e o valor que está sendo comercializado a vaga na edição em que irá participar do curso, mais a taxa de 10% para as despesas administrativas.
  • CANCELAMENTO ou NÃO COMPARECIMENTO: Reembolso de 80% do valor total pago da inscrição se solicitado com 20 dias da data de início do curso (no caso de cancelamento). Após não haverá reembolso.
  • CANCELAMENTO CURSO/EVENTO POR PARTE DA AEGIS: O aluno será reembolsado no valor integral que foi pago em até 5 dias úteis após o cancelamento do curso.Todos os reagendamentos estão sujeitos à disponibilidade de vaga.

Leve o curso para sua escola

Benefícios para a instituição

  • Ter um método com eficiência comprovada para a educação da primeira infância.
  • Desenvolver na equipe uma visão profunda da primeira infância aliada a técnicas e ferramentas adequadas para promover uma educação saudável e equilibrada.
  • Aprender como trabalhar com a equipe de professores para implementar o método.
  • Treinar sua equipe para aplicar na prática os conceitos de Segurança afetiva, Sentimento de Competência e Movimento Livre.
  • Ensinar os pais a participarem ativamente na implementação do método.
  • Entender como conduzir as atividades para as crianças de 0 a 3 anos.
  • Aprender a organizar os Ambientes, a Alimentação e a higienização para crianças de 0 a 3 anos.
  • Capacitar a equipe para desenvolver A Arte do Cuidado da criança pequena.

Benefícios para o educador

  • Potencializar a capacidade dos Educadores e profissionais da educação infantil em geral de entender e interagir com as crianças, principalmente de 0 a 3 anos.
  • Aprender como trabalhar com a equipe de professores para implementar o método.
  • Treinar sua equipe para aplicar na prática os conceitos de Segurança afetiva, Sentimento de Competência e Movimento Livre.
  • Ensinar os pais a participarem ativamente na implementação do método.
  • Entender como conduzir as atividades para as crianças de 0 a 3 anos.
  • Aprender a organizar os Ambientes, a Alimentação e a higienização para crianças de 0 a 3 anos.
  • Capacitar a equipe para desenvolver A Arte do Cuidado da criança pequena.

Solicite um orçamento

Quero receber promoções e notícias da Aegis Treinamentos e Eventos.

*Campos obrigatórios.

 

Fazer inscrição online

Solicitar mais Informações e Investimento

Quero receber promoções e notícias da Aegis.

* Campos obrigatórios.


Confira algumas instituições que já fizeram este curso:

aegis-colegio-marista

aegis-poder-judiciario-santa-catarina

aegis-prefeitura-atibaia

aegis-prefeitura-cacador

aegis-prefeitura-joinvile

aegis-prefeitura-municipal-serra

aegis-prefeitura-jaragua-sul

aegis-ufu

aegis-associacao-paranaence-cultura

aegis-tom-titom

aegis-colegio-sigma

aegis-espaco-bbkids

aegis-escola-pindorama

aegis-bercario-curumim

aegis-colegio-yupi