A Pedagogia Florença e a Aplicação da Abordagem Pikler

Educação Infantil é coisa séria e nós sabemos disso.

Quem trabalha na área da Educação Infantil sabe como muitas vezes o cuidado com crianças de 0-3 anos é pouco valorizado, embora essa seja uma das etapas mais importantes da vida. O Brasil ainda precisa melhorar para mudar esse cenário, enquanto há países, especialmente EUA e na Europa, que já possuem propostas pedagógicas mais elaboradas e amplamente aplicadas nas escolas.

Continue lendo e descubra uma abordagem que prepara você para um trabalho mais profissional e harmônico, potencializando o respeito, cuidado e sensibilidade que os alunos da educação infantil tanto necessitam.


Um ambiente calmo com bebês ativos, curiosos e com possibilidade de explorar o mundo ao redor em total segurança. Será possível encontrar um berçário assim?

A proposta do Curso Educação Infantil da Aegis é proporcionar um conhecimento diferenciado aos profissionais e equipes que atuam na área da educação infantil. O curso oferece uma visão mais humana na relação entre professores e alunos, que transforma de forma surpreendente todo o ambiente escolar.

O curso é inspirado em importantes nomes da educação. Como Emmi Pikler, Maria Montessori, Rebeca Wild, Walter Gutdeusch, Loris Malaguzi, Rudolf Steiner, Jean Piaget, Howard Gardner e Henry Wallon.

Data: 04, 05 e 06 de novembro/2016

Horário: Sex: 9h30 às 20h00 | Sáb: 9h às 18h30 | Dom: 8h30 às 12h30

Investimento:  DE R$1210,00    POR R$907,50

Carga horária e certificação de 20hFazer Inscrição Online 

* Você será direcionado para a plataforma de pagamentos Sympla, a mais utilizada em eventos no Brasil.

•  Educar o olhar adulto para desenvolver uma percepção sobre o sensível mundo dos bebês;
•  Compreender as especificidades da linguagem da criança de 0 a 3 anos
•  Aprender a manejar elementos pedagógicos imprescindíveis para o trabalho com bebês;
•  Aprender a aplicar técnicas de cuidados de alta qualidade (profissionalização dos cuidados);
•  Disciplinar os gestos e a voz para a boa atuação com as crianças;
•  Saber organizar o ambiente ideal para a criança pequena e para os grupos de crianças;
•  Saber escolher e trabalhar com brinquedos e implementos de acordo as faixas etárias;
•  Aprimorar técnicas de higiene, alimentação e relação com o corpo da criança pequena;
•  Reconhecer erros e aprender posturas adultas que conferem segurança para a criança.

1. Introdução

    • Contexto Geral da Educação Infantil e sua Relevância – Primeira infância na Segunda Grande Guerra
    • Hospitalismo: um mal que assombrou a Europa.

1.1 Bases Teóricas para uma Proposta de Educação Infantil de 0 a 3 anos

  • O que o Instituto Lóczy ensinou para o mundo.
  • As contribuições de Emmi Pikler para o trabalho com bebês.
  • O Bebê já é uma pessoa.
  • A Educação Infantil nos dias atuais.
  • Lapsos na formação dos educadores infantis.
  • A diferença essencial entre metodologia e princípios da criança.
  • Os fundamentos teórico-práticos da Pedagogia Florença

2. Abordagens Convencionais x Pedagogia Florença

    • Pedagogia para os 0 a 3 anos: as opções (in)disponíveis.
    • Os grandes equívocos.
    • As “violências suaves”.
    • A ignorância em relação ao mundo dos bebês.
    • A Necessidade de uma nova visão da criança pequena.
    • Fundamentos de uma pedagogia para bebês e crianças pequenas

3. Os 5 Princípios da Pedagogia Florença

3.1 Criar um laço de amor (o conceito de Eros Pedagógico).

    • O que significa respeitar a criança pequena.
    • Assistência Necessária.
    • Segurança Afetiva e os cuidados privilegiados.
    • A higienização e a troca de fraldas.
    • Coreografia dos cuidados.
    • A alimentação

3.1.1 O detalhamento e a especialização dos cuidados

    • O Olhar.
    • O Carinho.
    • A criança como companheira ativa

3.2 Criar um ambiente adequado (o conceito de ambiente preparado)

    • Como preparar o ambiente da criança pequena.
    • A importância da liberdade de movimentar-se.
    • A continuidade da atividade.
    • As posturas da criança.
    • As funções do professor no ambiente de atividades da criança pequena.
    • Autonomia e Sentimento de Competência.
    • Erros, medo e ansiedade: inimigos que exigem atenção

3.2.2 Brinquedos, Implementos e Uso dos Espaços

    • Como Escolher os brinquedos adequados para os bebês.
    • O valor pedagógico dos Implementos e como utilizá-los.
    • Implementos apropriados para o desenvolvimento da criança em cada etapa.
    • A organização dos espaços.
    • Recomendações de roupas e outros artefatos utilizados pela criança

3.3 Definir os Rituais (Conceitos de Rotina e Rituais na infância)

    • O significado da rotina para o ser humano.
    • A importância da rotina na vida da criança pequena Rotina: tempo x espaço.
    • O que são os rituais da primeira infância.
    • A linguagem ritual do bebê.
    • Definindo e aplicando os pequenos rituais

3.4 Estabelecer a disciplina e estruturar a autoridade (conceitos de disciplina, limites, regras e autoridade)

    • O que significa disciplina na infância?
    • A importância da autoridade para a educação da criança pequena.
    • Disciplina e Autoridade x Liberdade A idade dos limites.
    • A idade das regras.
    • Regras x Limites

3.5 Manter a observação ativa (Conceito de observação atenta e ativa)

    • A importância da atenção do educador.
    • A Atenção como fio condutor.
    • A postura do educador da primeira infância Ocupação dos espaços e ângulos de visão Não interferir x abandonar.
    • Observação atenta e ativa.
    • Atenção Individualizada

4. As Regras Vermelhas e Verdes da Pedagogia Florença para Bebês

5. Visita a Campo e Oficina Prática

6. Considerações finais e referências bibliográficas.

roger.-hansenROGER HANSEN é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador da infância há mais de 10 anos, iniciou sua carreira como professor universitário e posteriormente dedicou-se ao desenvolvimento da Pedagogia Florença, da qual foi um dos principais idealizadores, trabalhando em parceria com o Prof. Walter Gutdeutsch (Alemanha).

Roger é Diretor do Colégio Acadêmico Florença, que atende crianças de 0 a 6 anos. Em paralelo segue conduzindo seus estudos e pesquisas sempre aliados a uma profunda experiência prática, em contato direto com as crianças e educadores.

Roger também é instrutor do curso Os Contos de Fadas na Educação da Criança.

  • REAGENDAMENTO: Sim é possível. Somente se o aluno avisa a organização do curso com antecedência de 72h e sujeito a disponibilidade de vagas. No caso não comparecimento ou solicitação fora do prazo estipulado será cobrada uma taxa de 15% do valor total da inscrição para despesas administrativas e continuará dependendo da disponibilidade de vagas.
  • CANCELAMENTO: Reembolso de 80% do valor total pago da inscrição se solicitado com até 20 dias da data de início do curso, após não haverá reembolso.
    – Em caso de inscrições efetivadas com valores promocionais no reagendamento para outra edição será cobrado o valor da diferença entre o que foi pago e o valor que esta sendo comercializado a vaga na edição em que irá participar do curso, mais a taxa de 10% se solicitado após o prazo de 72h do início do curso.
    – Cancelamento curso/evento por parte da Aegis: O aluno será reembolsado no valor integral que foi pago em até 7 dias úteis após o cancelamento do curso.

“Excelente abordagem sobre o desenvolvimento dos bebês e suas necessidades para que este ocorra de forma segura e sadia! A clareza dos princípios leva a um entendimento e, certamente, a uma mudança de “olhar” no fazer pedagógico do educador. “Arruma” os conceitos já aplicados, aperfeiçoando a maneira de relacionarse com a criança e seu desenvolvimento. Métodos e processos muito claros! Aprofundamento, expansão e foco!”  – Rita Ramos Consultora Educacional

“Tive a feliz oportunidade de participar do curso de Educação Infantil com a Aplicação da Abordagem Pikler no Colégio Florença, que me fez refletir e adquirir novos conhecimentos tão importantes e necessários nessa faixa etária para a vida. Pude conhecer o quanto os princípios são necessários para a maneira de ver e estar com a criança em sua complexidade. Excelente! Amei!” – Eliane Doratiotto Diretora Educação Infantil

“Foi um curso muito significativo. O conteúdo trabalhado foi ao encontro a minha necessidade. O trabalho com bebês é extremamente importante e deve ser realizado com muito amor. E o curso veio reforçar esse conhecimento, me trouxe muitas informações práticas que podemos colocar em uso no nosso dia a dia e muitas reflexões.” – Cristiane Guarnieri C. Gerente Educação Infantil

Leve o curso para sua escola

Benefícios para a instituição

  • Ter um método com eficiência comprovada para a educação da primeira infância.
  • Desenvolver na equipe uma visão profunda da primeira infância aliada a técnicas e ferramentas adequadas para promover uma educação saudável e equilibrada.
  • Aprender como trabalhar com a equipe de professores para implementar o método.
  • Treinar sua equipe para aplicar na prática os conceitos de Segurança afetiva, Sentimento de Competência e Motricidade Livre.
  • Ensinar os pais a participarem ativamente na implementação do método.
  • Entender como conduzir as atividades para as crianças de 0 a 3 anos.
  • Aprender a organizar os Ambientes, a Alimentação e a higienização para crianças de 0 a 3 anos.
  • Capacitar a equipe para desenvolver A Arte do Cuidado da criança pequena.

Benefícios para o educador

  • Potencializar a capacidade dos Educadores e profissionais da educação infantil em geral de entender e interagir com as crianças, principalmente de 0 a 3 anos.
  • Aprender como trabalhar com a equipe de professores para implementar o método.
  • Treinar sua equipe para aplicar na prática os conceitos de Segurança afetiva, Sentimento de Competência e Motricidade Livre.
  • Ensinar os pais a participarem ativamente na implementação do método.
  • Entender como conduzir as atividades para as crianças de 0 a 3 anos.
  • Aprender a organizar os Ambientes, a Alimentação e a higienização para crianças de 0 a 3 anos.
  • Capacitar a equipe para desenvolver A Arte do Cuidado da criança pequena.

Alguns diferenciais

  • Grupo pioneiro no Brasil na Abordagem Pikler (0 a 3 anos).
  • 5 anos de experiência de aplicação e êxito no Colégio acadêmico Florença.
  • Oficina prática e observação in-loco.
  • Instrutor com Mestrado e Doutorado em Educação.
  • Certificado de conclusão registrado na secretaria Estadual de educação.

Solicite um orçamento

 Quero receber promoções e notícias da Aegis Treinamentos e Eventos.

*Campos obrigatórios.

 

Solicitar mais informações

 Quero receber promoções e notícias da Aegis.

* Campos obrigatórios.