Emmi Pikler e o sensível mundo dos bebês

Na maioria das vezes nosso conhecimento sobre o mundo dos bebês pode passar despercebido. A primeira infância não é feita apenas de choro e sonecas. Embora o descanso seja importante para os pequenos, ainda assim é um momento de muita atividade e descobertas.

Pikler e a autonomia para a descoberta do mundo

Os bebês possuem uma curiosidade natural e esta característica aliada ao fato do mundo ser um enorme lugar a ser explorado, possibilita que as crianças passem horas interiorizando conceitos do mundo sem que os adultos necessariamente precisem se esforçar para criar algum tipo de entretenimento.

Foi o que observou Emmi Pikler durante o período pós-guerra. Emmi Pikler foi uma médica Austríaca conhecida por sua excelência no campo da pediatria nos anos 30.

As crianças sob seus cuidados curiosamente adoeciam menos e tinham menos doenças graves, porém o interesse recaía não apenas pela saúde física das crianças, mas pelo desenvolvimento psicológico das mesmas.

O bebê na visão de Pikler

Em sua visão um bebê saudável é ativo, competente e pacifico, principalmente pelo fato de viver em paz consigo e com o meio onde vive. Emmi visitava periodicamente famílias para orientar o desenvolvimento das crianças, sempre guiada por suas observações.

Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas crianças ficaram órfãs e durante esse período Emmi criou na Hungria uma casa para receber estas crianças. Esta casa existe até hoje e recebeu o nome de Instituto Pikler.

Colégio Florença e a Aplicação da Abordagem Pikler

Seus ensinamentos a respeito da criança pequena perduram até hoje e vêm sendo cada vez mais aplicados ao redor do mundo. Um desses lugares é o Colégio Acadêmico Florença de Florianópolis/SC, que em seu dia a dia põe em prática os ensinamentos de Pikler.

A Pedagogia Florença, atual método utilizado no colégio, tem como inspiração trabalhos e pesquisas importantes, não apenas de Pikler, mas de Rebeca Wild, Walter Gutdeusch, Loris Malaguzi, Rudolf Steiner, Jean Piaget, Howard Gardner e Henry Wallon.

O Curso Educação Infantil da Aegis busca trazer para a realidade brasileira e popularizar os conceitos de Emmi Pikler, que tanto enriquecem o conhecimento sobre a primeira infância. O curso é ideal para quem trabalha na área da Educação Infantil e deseja melhorar as práticas e cuidados com os bebês.

Fonte: The Pikler Collection.

Deixe uma resposta