Otimize suas anotações com esta simples dica

Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Princiceton e da Califórnia, demonstrou que anotar ideias ou tomar notas durante as aulas, utilizando o bom e velho caderno, pode ser muito mais eficaz para o processo de aprendizagem.

Confira dicas de como fazer anotações de forma mais inteligente.

Dispositivos digitais interferem no processo

É cada vez mais comum a utilização de notebooks e outros dispositivos digitais para fazer anotações. Muitas pesquisas têm apontado que essa prática talvez não seja tão eficaz, principalmente pela variedade de distrações que o aluno encontra durante o processo de escrita.

Esse estudo em especial, demostrou que, mesmo que os notebooks sejam utilizados simplesmente para tomar notas, eles ainda prejudicam a aprendizagem.

A explicação é que o processamento das informações pelo cérebro ocorre de forma mais rasa, quando se utiliza o teclado para registrá-las.

Isso foi observado por meio de um experimento, onde os alunos que fizeram anotações utilizando um notebook tiveram um desempenho inferior aos que escreveram à mão.

Como otimizar suas anotações

O processo de escrita comum, aquele feito com papel e caneta, evita, por exemplo, que toda a palestra ou aula seja redigida.

Quem faz anotações à mão precisa processar a informação e reformulá-la com suas próprias palavras ou até traduzir em desenhos. Leia nosso post sobre como fazer um Mapa Mental.

Logo, quem faz anotações do jeito antigo processa as informações de forma mais profunda.

Outra dica é anotar apenas palavras-chave das aulas e dados importantes, que possam ser relembrados posteriormente de forma mais complexa.

Sua anotação, portanto, deve ser um gatilho para buscar as informações na memória, muito mais do que um registro de informações.

Muitas pessoas encontram nos caderninhos ou blocos de anotações sem linhas, um espaço para deixar as ideias fluírem, já que não precisam seguir uma estrutura linear. Blocos adesivos, os famosos post-its, também são excelentes para essa prática.

Aproveite as férias e aprenda a deixar seu dia a dia mais inteligente com o curso Memorização e Leitura Dinâmica.

Fonte.

Deixe uma resposta