Os benefícios do café para a memória

Normalmente a cafeína é conhecida por ser um ótimo estimulante natural. Agora, um estudo publicado pela revista Nature Neuroscience, indica que a substância também pode melhorar a memória.

O estudo realizado pela Universidade Johns Hopkis, testou a memória de 160 pessoas durante 24 horas e obteve resultados interessantes.

Como funcionou a pesquisa

Os pesquisadores buscaram especialmente por pessoas que não bebiam ou pouco consumiam produtos com cafeína.

Após a verificação dos níveis de cafeína no organismo dos participantes, e testes incluindo imagens – muitas delas com semelhanças propositais – observou-se que aqueles que ingeriram as cápsulas com cafeína foram capazes de diferenciar com mais facilidade as imagens semelhantes.

Esse aspecto, segundo os pesquisadores, indica um nível mais profundo de retenção de memórias.

Benefícios para a memória

Mesmos com os resultados promissores, Yassa, um dos pesquisadores responsável pela pesquisa,  recomenda que as pessoas não bebem muito café ou tomem comprimidos de cafeína. Tudo deve ser feito em equilíbrio. A cafeína ainda é estimulante e pode causar ansiedade em algumas pessoas.

“Tudo com moderação. Nosso estudo sugere que 200 miligramas de café beneficiam aqueles não ingerem cafeína regularmente”, disse Yassa.

Logo, a cafeína colabora para um maior foco e atenção aos detalhes, ajudando na hora do aprendizado. No entanto, a melhor forma de consolidar a memória ainda é uma boa noite de sono.

Já tomou o seu cafezinho hoje?

Fonte.

Deixe uma resposta