Os benefícios de contar histórias para bebês

Histórias desenvolvem emoções e sentimentos do bebê, mesmo que ele não compreenda as palavras pronunciadas.

A leitura de histórias para crianças é amplamente difundida para o desenvolvimento da linguagem, mas e quando o público são os bebês?

Aqui no blog já comentamos como a região multissensorial, conhecida por ser mais ativa nas crianças que já passaram pelo letramento, também está presente nas crianças que apenas escutam as histórias contadas pelos pais.

Pensando assim, é possível entender que para os bebês, mesmo os mais jovens, a leitura é uma prática importante. A dúvida que fica é: mas será que eles estão entendendo alguma coisa?

Bebês já entendem palavras aos 6 meses

Um estudo realizado por psicólogos americanos, demonstrou que bebês já entendem o significado de algumas palavras aos 6 meses de idade.

Elika Bergelson e Daniel Swingley estudaram 33 bebês, entre seis e nove meses e, observaram que ao serem questionados por “onde está a maçã?”, os pequenos olhavam na direção do objeto correspondente.

Os pesquisadores concluíram que se os pais conversarem bastante com o bebê, podem ajudá-lo no desenvolvimento linguístico.

Sendo assim, a contação de histórias é um meio de oferecer essa conversa tão necessária. Isso faz algum sentido.

A emoção que conecta

Outro ponto importante das histórias é que os bebês conseguem perceber as emoções e nuances da narrativa, se o contador transmitir sons e expressões significativas. Isso ajuda no desenvolvimento emocional dos pequenos.

É na leitura que o bebê é levado a participar da história, apontando, interagindo com as expressões faciais do adulto, imitando sons, etc.

Jason Silva, um YouTuber americano conhecido por seus expressivos vídeos que contemplam diversos aspectos da vida, chamou a atenção ao postar o seguinte vídeo:

Em alguns minutos, Jason conta sobre as maravilhosas capacidades da vida humana, e o pequeno, mesmo sem entender, interage por meio de expressões faciais com o som e os gestos do adulto.

Histórias conectam pessoas, desde adultos até bebês recém-nascidos, através das emoções e sentimentos. Conte histórias para um bebê e de alguma forma sua maravilhosa mente entenderá o significado da narrativa.

2 Responses

Deixe uma resposta