5 gatilhos para manter a atenção da sua plateia

O bom aproveitamento do tempo na oratória é considerado ouro. Confira algumas dicas para deixar sua apresentação mais interessante.

O excesso de informações começou a ser considerado um problema ainda na década de 70. Atualmente somos impactados diariamente por tantas notícias e mensagens – seja por redes sociais ou qualquer outro meio – que desenvolvemos certa dificuldade em manter o foco por muito tempo. Você já sentiu ou presenciou isso?

Para os oradores este parece um desafio, mas também pode ser uma oportunidade para realizar apresentações que verdadeiramente impactam seus ouvintes.

Tempo x Atenção na oratória

Já ouviu o ditado “tempo é dinheiro?”. Para o orador essa expressão pode ser adaptada para “tempo é atenção”. O tempo deve ser cuidadosamente administrado, pois quanto mais longa a apresentação, mais dificuldade existe em reter a atenção das pessoas.

Abaixo você pode conferir um gráfico para entender como isso funciona:

curso-oratoria-florianopolis-5-formas-manter-atencao-plateia-aegis- grafico-atencao

No começo da apresentação é possível ter um bom desempenho da atenção, alcançando seu clímax em determinado momento, estabilizando-se e então caindo vertiginosamente.

Considera-se geralmente o tempo de 5 a 10 minutos para alcançar o clímax, mas depende muito da habilidade do orador, do assunto e também do perfil da plateia.

Essa curva de atenção também é interessante para dividir o começo, o meio e o fim da sua apresentação.

Logo, o orador precisa de alguns macetes para desenvolver de forma interessante sua fala, principalmente quando ela durar mais de 20 minutos.

Podemos chamar esses macetes de gatilhos. São eles que despertarão a plateia e capturarão a preciosa atenção que o orador tanto deseja.

5 principais gatilhos para capturar a atenção da plateia

Conseguiu perceber como o tempo é importante para o orador? Agora vamos ensinar algumas maneiras simples e eficientes para que você realmente seja ouvido pelas pessoas.

curso-oratoria-florianopolis-5-formas-manter-atencao-plateia-aegis-1

1) Reflexões e silêncio

Nada mais estimulante do que conversar com a plateia.

A conversa não precisa acontecer diretamente em forma de dialogo, mas é possível estimular a mente das pessoas por meio de ideias, que podem estar direta ou indiretamente conectadas ao assunto apresentado.

Pode ser um questionamento, uma afirmação polêmica ou alguma frase que necessite de certo tempo, embora curto, para ser assimilada.

Nesses casos o silêncio breve, que também é um elemento importante para o ritmo da apresentação em diversas situações, pode trazer impacto para sua exposição. Mas lembre-se: um silêncio deve ser curto o suficiente para não prejudicar o ritmo da apresentação.

curso-oratoria-florianopolis-5-formas-manter-atencao-plateia-aegis-2

2) Storytelling

A palavra storytelling recentemente ganhou popularidade no ambiente empresarial. Trata-se de uma ferramenta para “contar histórias” e envolver de forma mais profunda os ouvintes.

As histórias costumam ser tão eficientes, pois trabalham com a parte emocional e imaginativa do ser humano.

É importante usar narrativas que tenham conexão com o assunto da apresentação, além de utilizar metáforas, personagens e outros elementos para enriquecê-la.

curso-oratoria-florianopolis-5-formas-manter-atencao-plateia-aegis-4

3) Frases de impacto

Pense em frases impactantes na hora de preparar sua apresentação. Elas são úteis quando a plateia começa a dispersar. É possível utilizar o gráfico desta postagem para saber onde inserir essas frases, que serão um gatilho importante durante sua fala.

curso-oratoria-florianopolis-5-formas-manter-atencao-plateia-aegis-3

4) Seja bem-humorado

Nem sempre a apresentação permite a utilização do humor em forma de piada.

Ser “bem-humorado” significa que é preciso estar atento ao ambiente ao redor e às pessoas, para fazer observações contextuais, que podem até mesmo ajudar na participação da plateia.

Fazer um comentário bem-humorado sobre alguma falha técnica, por exemplo, pode deixar o momento crítico mais leve e ainda conseguir a empatia das pessoas.

curso-oratoria-florianopolis-5-formas-manter-atencao-plateia-aegis-5

5) Mostre como a plateia pode tirar proveito do seu conteúdo

Sua plateia tem interesses e objetivos. Por algum motivo ela se interessou por passar aquele momento com você, seja pelo assunto da apresentação ou até mesmo pela sua qualificação profissional.

Logo, é interessante oferecer já no início algum indício dos benefícios ou proveito que as pessoas poderão tirar da sua apresentação e, na parte final, retomar de forma mais aprofundada.

São alguns exemplos de benefícios: segurança, prestígio social, crescimento profissional, lucro, acréscimo ao currículo, afirmação de uma crença, etc.

A aplicação desses gatilhos necessita de treino. A cada experiência como orador você descobrirá formas para captar a atenção da plateia e transformar sua apresentação em um momento inesquecível.

O mais importante é estar consciente e preparar a apresentação com antecedência e, na hora da ação, prestar muita atenção ao ambiente e às pessoas para saber quando colocar essas técnicas em prática.

Deixe uma resposta