O poder das histórias durante a infância

As histórias possuem uma influência muito grande na vida dos seres humanos – muito maior do que normalmente percebemos.

Em geral, nossa própria compreensão da vida, seja ela ampla ou não, passa por um processo de vivências de histórias. Somos uma história feita de outras tantas histórias.

História em todas as sociedades

Muitas sociedades trabalhavam de maneira consciente as histórias na educação das pessoas. Os gregos, por exemplo, traziam a narrativa de grandes homens em suas sagas, minotauros e herois.

Não estavam criando simplesmente formas de entretenimento ou contando literalmente fatos que acreditavam que ocorreram no seu passado. Estavam trazendo à tona símbolos profundos e contando as façanhas das quais os seres humanos são capazes desempenhar quando reúnem suas forças internas.

Começando a compreender o mundo

Por isso, aplicado às crianças, os contos são ferramentas poderosas.

Os personagens, ambientes e cenários, quando estruturados de maneira adequada, permitem às crianças não somente sentir prazer com as histórias, mas sobretudo compreenderem o mundo que as rodeia. E especialmente o “mundo” interno que carregam dentro de si.

Entender a estrutura das histórias, seus elementos e abordagens torna-se tão importante para que possamos desenvolver essa habilidade como educadores, humanizando o relacionamento com os pequenos.

As histórias são um legado que os educadores devem transmitir às crianças e que terão influência por toda a vida delas.

Acompanhe nosso blog para mais postagens e conheça o Curso Os Contos de Fadas na Educação da Criança ministrado pelo Educador Roger Hansen. Nós acreditamos no poder das histórias. E vocês?

Deixe uma resposta