Motivação e Automotivação

aegis_treinamento_eventos_motivacao

Quando se quer fazer qualquer coisa ou reunir pessoas para fazer algo a primeira necessidade é a motivação. Do contrário, mesmo que se tenham recursos as pessoas não irão fazer. Sendo assim, um gestor deve sempre pensar em como vai motivar as pessoas para qualquer atividade.

Há que se considerar dois aspectos, que aqui conceituamos como motivação e automotivação. Se fizermos uma analogia com um carro, a motivação corresponderia à ignição e a automotivação ao motor. Um sistema de motivação adequado contempla essas duas partes, que generalizadamente corresponde a um estímulo externo que acionará um motor interno. No momento em que o estímulo externo cessar, pois sua função é somente de “ignição”, o motor deve continuar funcionando.

Hoje as empresas em geral gastam continuamente muitos recursos motivando seus funcionários, e percebe-se que os ciclos de motivação estão cada vez mais curtos. Isso se deve pela falta da outra ponta do sistema que é a automotivação. A primeira necessidade é ensinar as pessoas a motivarem a si próprias, e após isso se estabelece um ciclo de motivação que elas devem saber como manter.

A motivação é um elemento tão potente que inclusive é possível motivar as pessoas a fazerem algo mesmo sem recurso. Haja visto o crescente número de pessoas que realizam trabalhos voluntários nas mais diversas áreas.

Deixe uma resposta