5 Benefícios da Oratória para o Marketing Pessoal

O chamado marketing pessoal é uma estratégia muito utilizada por profissionais, que almejam destaque em suas áreas de atuação. Atribuir valores a própria imagem pode contribuir de diversas maneiras, por isso mesmo, deve ser feito com cautela.

A facilidade na busca de informações na internet, incluindo dados pessoais e outras informações profissionais, têm mudado o comportamento das pessoas. Os usuários das redes sociais, por exemplo, deveriam prestar mais atenção às próprias ações e como elas podem refletir em suas carreiras.

O fato é que essa imagem on e offline, não precisa ser passiva, mas construída ativamente por meio do marketing pessoal.

O que é marketing pessoal?

De forma resumida, o marketing pessoal serve para você vender a própria imagem. São estratégias que, quando aplicadas de forma coerente com os seus objetivos, podem trazer reconhecimento e oportunidades de ascensão profissional.

No entanto, não pode ser confundido com a publicidade utilizadas por grandes marcas. O marketing pessoal está mais para a administração dos seus atributos, que podem ser ressaltadas ou melhorados com o passador do tempo.

Por isso, deve ser feito com cuidado e de forma sutil, sem ser invasivo ou criando uma figura estereotipada.

Como a oratória pode ajudar na sua imagem?

Falar bem é uma habilidade extremamente requisita e bem vista socialmente. Pensando assim, talvez seja a base para que as estratégias de marketing pessoal funcionem e tragam resultados eficazes.

Assim, são vários os benefícios que alguém com boa oratória pode aproveitar para promover a própria imagem. Confira esta lista com 5 benefícios obtidos simplesmente com a capacidade de se comunica bem:

1) Virar referência na própria área de atuação

Uma das qualidades de quem fala bem é a confiança que transmite aos outros. A confiança nesse caso é benéfica não apenas como parte da personalidade de um indivíduo – quando dizemos que alguém é confiável – mas em termos de conteúdo. Quem fala bem transmite seriedade e segurança, podendo virar referência em assuntos que domina ou no campo de atuação profissional.

2) Ser reconhecido como líder

Líderes são pessoas que inspiram atitudes, por meio de suas próprias características ou ações. Pessoas com boa fala, como comentado anteriormente, transmitem confiança, elemento essencial para quem deseja se tornar um influenciador. Além disso, normalmente quem fala bem é reconhecido naturalmente como quem detém o poder dentro de um grupo. Logo, a habilidade da oratória é essencial para quem deseja inspirar pessoas e liderar equipes.

3) Ser reconhecido como alguém autêntico

Só transmite segurança quem acredita nas próprias opiniões. Só é autêntico, quem reflete essas opiniões nas próprias atitudes. As técnicas de oratória auxiliam na organização mental das ideias e, colaboram para a autoconfiança e autoestima do orador, que visivelmente são reconhecidas por meio da postura e da fala.

4) Ser facilmente lembrado pelos outros

Uma das características de quem possui boa comunicação é a impressão positiva que deixa nas outras pessoas. As habilidades mais desenvolvidas em alguém normalmente viram gatilhos mentais. Assim, quem fala bem tem grandes chances de ser lembrado por essa característica, que facilmente encanta e mexe com emocionalmente com todos. Lembre-se da máxima do marketing pessoal: “quem não é ‘visto’, não é lembrado”.

5) Ampliar a rede de contatos

Todo profissional que visa o sucesso em sua área necessita de uma ampla rede de contatos, também conhecido como networking. Esse benefício está associado ao anterior, pois não basta ser simpático para conhecer novas pessoas e, consequentemente, criar novas oportunidades profissionais. É necessário realizar uma espécie de manutenção no circulo social para dali retirar alguma vantagem.

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