A importância de aprender a aprender

A dinâmica de aprendizagem se tornou nas últimas décadas um dos maiores diferenciais competitivos para os chamados profissionais do conhecimento, ou seja, pessoas valorizadas pela capacidade de utilizar seus conhecimentos técnicos para comunicar e oferecer soluções inteligentes às empresas.

Por que continuar estudando?

A velocidade das mudanças no mercado de trabalho e as recentes necessidades demonstram que o aprendizado deixou de ser escolar e passou a ser vitalício.

Hoje qualquer profissional preocupado com sua carreira necessita buscar atualização constante por meio de cursos, artigos, notícias e outros eventos que promovam a revitalização do conhecimento.

As fronteiras entre escola e trabalho não existem mais, e se antes as pessoas estudavam e depois partiam para o mercado de trabalho, agora as duas coisas se fundiram. Os profissionais recém-formados na universidade terão que continuar estudando durante toda a sua vida profissional para acompanhar um mercado cada vez mais competitivo.

A eficiência das técnicas de estudo

Apesar de que aprendemos a estudar “sozinhos”, sem muitos aportes de técnicas para tal, essas técnicas existem e podem nos ajudar a aumentar a velocidade de nosso aprendizado, fazendo com que o tempo dedicado ao estudo e o desenvolvimento de competências sejam melhor aproveitados.

Podemos adquirir por meio de técnicas e treinamentos um significativo avanço em nossas atividades de leitura, compreensão e memorização, que são as bases que permitem a assimilação de novas habilidades e atitudes.

Um dos efeitos colaterais da falta de técnicas de estudo eficazes é justamente a dificuldade de memorizar novas informações e resgatá-las no dia a dia para transformar o conhecimento em ações e soluções.

Quantas vezes você investiu em horas de estudo e não alcançou os resultados almejados? Ao ler um texto você tem facilidade em destacar as partes relevantes para seus projetos e metas? Analise seu cenário profissional e observe se seus investimentos em conhecimento estão sendo realmente bem aproveitados.

Aprender a aprender é de fundamental importância no mundo em que vivemos. Quanto mais eficiente for a nossa aprendizagem, ganharemos tempo e diferencial competitivo.


Texto escrito pelo professor Dimas Pincinato Alves do curso Memorização e Técnicas de Estudo e do curso Leitura Dinâmica.

Deixe uma resposta