Mulher fazendo apresentação enquanto olha para outras duas colegas

Dicas de como falar em público: o olhar na oratória

É muito comum oradores iniciantes não quererem olhar diretamente para as pessoas da plateia, em função da vergonha ou do medo que surge em situações como essas.

Porém, o olhar do palestrante é um fator crucial na apresentação e este tipo de erro deve ser evitado a todo custo.

Para ajudar a esclarecer a questão, listamos abaixo três razões pelas quais o palestrante deve manter seu olhar voltado sempre ao público.

1) Imagem pessoal

Um orador que constantemente olha para o chão, paredes, teto, ou qualquer outro lugar que não a plateia, transmite uma imagem ruim. Inconsciente ou conscientemente, o público enxerga alguém que está com medo e tentando fugir da situação e nenhum orador quer ser visto assim!

O medo é inevitável mesmo para oradores experientes, mas uma dica muito importante é manter o olhar voltado para o público mesmo com esta sensação de desconforto.

2 ) Assimilação do conteúdo

Pesquisas indicam que o índice de atenção é menor quando lidamos com um grande número de pessoas, por isso a assimilação do conteúdo também é prejudicada.

No entanto, quando um orador mantém o olhar em seu público, dividindo-o entre as diversas partes da plateia, cria pontos de atenção e permite que os espectadores tenham mais facilidade de prestar a atenção e reter o conteúdo transmitido.

3) Expressão

Se você deseja impressionar o público com algum dado impactante, transmitir alguma emoção ou mesmo chamar a atenção para algo engraçado, isso será muito mais efetivo mantendo o olhar nas pessoas.

O olhar do orador carrega parte de sua expressão e transmite – juntamente com a sua voz, gestos e expressão corporal – os sentimentos e as ideias que fazem parte de sua apresentação.

Conclusão

O olhar nas pessoas é mais um dos elementos que constitui uma boa oratória. A utilização deste simples conhecimento pode elevar bastante o nível da apresentação, permitindo um bom entendimento do público e garantindo o sucesso da palestra. Boa sorte em suas apresentações!

 

  1. Eliziana da Silva Pereira

    As sugestões aqui apresentadas são de grande valia para nós profissionais do direito, pois em nosso cotidiano forense utilizamos desta ferramenta, a oratória, para convencer ao juiz da causa que nosso cliente é quem deve ser vencedor. Obrigada pelas informações aqui prestadas.

Deixe uma resposta