Dica de ouro para controlar sua ansiedade em apresentações

ansiedade_falar_em_publico_curso_oratoria

Ansiedade é uma das palavras mais citadas pelos alunos do curso Oratória e a Arte de Convencer. Muitos deles chegam até nós comentando a angústia que sentem diante de uma plateia, e que, já começa dias antes do “fatídico” encontro.

Entenda a sua ansiedade

Primeiro é importante saber que isso é completamente normal. Todos nós temos metas e desejos para o futuro e, por esse mesmo motivo, é natural pensar e criar expectativas a respeito dele.

O grande problema é que o receio, a tensão e a insegurança transformam esse cenário em algo negativo. A ansiedade é o reflexo daquilo que esperamos para o futuro e, sendo assim, a grande dica é justamente inverter as perspectivas negativas e criar um cenário de sucesso.

O Medo é natural, a ansiedade é artificial

Como falamos anteriormente, a ansiedade é algo que acontece com todas as pessoas, variando apenas de nível. Algumas sentem mais ansiedade do que outras e, até mesmo, precisam procurar ajuda médica.

O que estamos tratando aqui é aquela ansiedade que todos nós sentimos e que pode ser controlada com técnicas simples.

Em outro post já falamos sobre o medo e como ele é um elemento natural – e importante – do ser humano.

Acontece que a ansiedade, pelo contrário, é um agregado artificial. O futuro ainda não é concreto, certo? Então porque fazer a mente acreditar que tudo já deu errado antes mesmo de acontecer?

O passo inicial é não sentir medo da ansiedade.

Vamos fazer um exercício?

ansiedade_curso_oratoria_falar_bem_em_publico

O que você imagina atualmente: Em breve você terá uma importante reunião. Pessoas estarão julgando e talvez o seu projeto não traga nenhum resultado. Você ficará nervoso e ninguém entenderá o que você está falando. A plateia começará a fazer perguntas e talvez você não saiba as respostas. Será um sentimento terrível passar por essa situação!

Mas isso ainda não aconteceu. Volte para o presente e reverta o cenário:

O que você deve imaginar: Imagine que é a sua vez de apresentar a proposta. Todos estão felizes em escutar o que você tem para dizer, afinal, estão ali com esse único objetivo. Seus colegas são pessoas iguais a você, com medos e expectativas. Você abordará algo em que acredita e deseja compartilhar com essas pessoas. Você se levanta, anda calmamente até a frente e está totalmente seguro. Nada de ruim acontecerá, afinal, você estudou e acredita na sua proposta. Você fala com clareza, as pessoas concordam, algumas questionam, mas você sabe a resposta. A apresentação é um sucesso! Todos aplaudem.

Feche os olhos e imagine em detalhes o cenário futuro que será enfrentado. Imagine-o de forma positiva. Esse é um exercício simples, que pode ser feito dias e até mesmo meses antes da sua apresentação.

Pensar positivo pode parece clichê, mas ajuda a controlar suas expectativas e, consequentemente, a sua ansiedade. Viva o presente e imagine o futuro com sucesso!

Dúvidas ou sugestões? Deixe uma mensagem na área de comentários ou entre em contato conosco para saber mais sobre o curso Oratória e a Arte de Convencer.

Deixe uma resposta