Curso Storytelling para Educação Infantil é realizado em Florianópolis

O curso Storytelling para Educação Infantil é uma das grandes novidades da Aegis para 2015.

No último final de semana, nos dias 12 e 13 de setembro, nosso instrutor e pesquisador da infância, Roger Hansen, reuniu-se com os participantes para tratar sobre o importante papel das histórias no universo infantil, além de oferecer ensinamentos para a utilização dos contos como ferramenta pedagógica e de autoconhecimento.

A primeira edição mostrou-se uma ótima experiência não apenas para os participantes, mas para a equipe da Aegis. Acreditamos mais do que nunca na importância desse trabalho, que contribui para a valorização e o aperfeiçoamento da Educação Infantil em nosso país.

Histórias para toda a vida

As narrativas e o storytelling – ou a arte de contar histórias visando um objetivo específico – são essenciais para a vida humana, principalmente para bebês e crianças pequenas, que estão começando a entender o mundo e a si mesmos.

Contos de fadas, fábulas e grandes narrativas possuem por natureza elementos simbólicos, que conversam diretamente com a essência humana.

Por conta disso, a Aegis desenvolveu o curso pensando no papel das narrativas na educação dos pequenos e no melhor relacionamento entre eles, os adultos e mundo.

Storytelling da teoria à prática

Os participantes, vindos de vários lugares do Brasil, inicialmente foram apresentados ao conteúdo teórico e posteriormente puderam colocar em prática os ensinamentos durante a segunda parte do curso.

Entre os assuntos abordados estava a importância das histórias para o desenvolvimento dos seres humanos, a simbologia dos contos, o papel dos contos na infância, entre outros temas que colaboraram para reafirmar a visão das histórias como poderosa ferramenta de conexão e consequentemente de transmissão de valores.

O ambiente foi preparado cuidadosamente para envolver os participantes no clima de encanto dos contos de fadas. Almofadas, objetos, livros e imagens foram utilizados para acomodar os participantes dentro desse universo.

A parte prática do curso foi significativa para que os participantes pudessem experienciar as histórias em sua total profundidade. Só assim é possível transmitir de forma consistente os ensinamentos contidos nas narrativas e em especial nos contos de fadas.

Transformação profissional e pessoal

É importante ressaltar que entre os participantes estavam psicologas, professoras e educadores no geral. Um grupo que reconheceu no curso Storytelling para Educação Infantil a oportunidade de desenvolver melhor seu trabalho com crianças pequenas, seja alunos, pacientes e até mesmo os próprios filhos.

Palavra de quem fez o curso Storytelling para Educação Infantil

O cuidado da Aegis na preparação do curso e o empenho do educador Roger Hansen, refletiram-se nos depoimentos das participantes.

Agradecemos o carinho e a participação de todos e esperamos que suas histórias possam marcar a vida de muitas crianças.

Confira alguns deles:

“Um novo olhar, encantador e necessário para usarmos, de verdade, a ferramenta dos contos e, de verdade, educar jovens crianças… e a nós mesmos” – Natália Pereira Goulart Ramon – Diretora.

“Eu não tenho convivência no meu dia a dia com crianças, não tenho filhos e nem sobrinhos, não trabalho com isto, mas participo de uma associação cultural onde tenho a oportunidade de lidar com crianças e conhecer mais esse mundo. Fiquei encantada com o curso, que não somente serve para educadores, mas para nos ajudar. Com este mundo encantado, os contos, comecei a mexer mais com a minha imaginação, a ver a vida de outra forma. Com certeza, as leituras dos contos e das histórias no geral, não serão mais as mesmas. Obrigada.” – Lucélia Mendes.

“Muito bom, recomendo. Material didático prático. Atendimento excelente.” – Alessandra Oliveira Ramos Silva – Professora.

“Mágico, uma viagem interior no universo dos contos de fadas na qual nós adultos fomos transportados para dentro do mundo infantil. Gratidão.” – Thais Lino de Morais Gomes – Professora.

“O curso me levou a perceber a magia e o simbolismo que eu antes não via em tais contos. Aprimoramento como pessoa e como educadora!” – Andrea Caroline da Silva Abrão – Empresária e Pedagoga.

“Parabéns pelo excelente trabalho. O curso me fez despertar um novo olhar para as histórias e contos” – Diana Guimarães de Oliveira – Fisioterapeuta.

A segunda edição do curso Storytelling para Educação Infantil acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2016.

Clique aqui para fazer sua inscrição no curso e continue acompanhando o blog para mais conteúdos sobre Storytelling e Educação Infantil.

 

Deixe uma resposta