Curso Educação Infantil recebe participantes de todo o Brasil

No último final de semana de setembro, a Aegis Treinamento e Eventos recebeu pessoas de todo o Brasil para mais uma edição do Curso Educação Infantil: A Aplicação da Abordagem Pikler no Colégio Florença.

O surgimento da abordagem Pikler

A metodologia Pikler foi criada por Emmi Pikler, médica húngara que por mais de 50 anos estudou o desenvolvimento físico e psicológico dos bebês.

O resultado desse trabalho é uma enorme bagagem de conhecimento, que a cada dia ganha mais adeptos no Brasil e no mundo.

A aplicação da abordagem Pikler no Colégio Florença

O trabalho de Emmi Pikler, inicialmente começou a ser aplicado em orfanatos, mas devido sua importância para a educação infantil e desenvolvimento pleno de bebês e crianças pequenas, vem a cada dia ganhando espaço em berçários e escolas da educação infantil.

Um desses lugares é o Colégio Acadêmico Florença de Florianópolis, que diariamente aplica os conhecimentos de Emmi Pikler com sucesso.

O reflexo é um berçário fora do comum, que chama a atenção pelo calmo silêncio dos bebês, enquanto participam ativamente de atividades propostas pelas professoras.

Pikler da teoria à prática

Essa observação pôde ser feita pelos próprios participantes do curso, que no primeiro dia realizaram uma visitação ao Colégio Florença, como parta da experiência prática de aprendizagem.

Ao longo de três dias, Roger Hansen (pesquisador da infância, diretor do Colégio Florença e instrutor do curso Educação Infantil), proporcionou aos participantes uma ampla vivência, que alia teoria e prática em momentos de imersão no delicado e precioso universo dos bebês.

Agradecemos imensamente a todos os participantes e desejamos muito sucesso em suas vidas.

A próxima edição acontece em 2016, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site ou por telefone.

Depoimentos de quem já fez o curso

Por enquanto confira alguns depoimentos dos participantes da 4ª edição do curso Educação Infantil:

“Sem dúvida participar deste curso foi uma das experiências mais enriquecedoras de minha ‘pós’ formação. Estar em contato com um professor tão didático e detentor de conhecimento aliado à prática, junto às colegas atuantes que frequentam o curso no mesmo período que eu foi um grande privilégio. Pude trocar experiências e aprender muito. Espero pôr tudo em prática logo! Obrigada! Parabéns! Até breve.” – Juliana Duarte Manhas Ferreira do Voles – Pedagoga.

“A Aplicação da Abordagem Pikler no Colégio Florença, foi a abordagem humanista mais maravilhosa que já conheci. ‘O bebê é uma pessoa’, essa frase me motivou a ver como somos todos grãos de areia, mas juntos viramos uma praia imensa. Todo ser humano é especial e único, com suas necessidades e privações, cabe a nós respeitar e suprir isso da melhor maneira possível.” – Thayse Hildebrando Souza.

“Fiquei muito feliz em conhecer cada vez mais um conteúdo tão relevante. Sou profissional da educação e procuro pesquisar novos conhecimentos e aprimorar cada vez mais a prática pedagógica. Tenho uma grande paixão pela educação infantil, o curso despertou um novo olhar para qualidade da educação e que devemos compartilhar os princípios inovadores cultivados nessa abordagem, além de estimular os educadores e pais a reconhecerem a importância da atividade autônoma do bebê. Fazer a diferença. Muito obrigado.” – Márcia Valéria Bittencourt – Orientadora Educacional.

“O curso foi excelente! Parabéns ao professor Roger Hansen e a toda a equipe da Aegis.” – Mariana C.A Pancha Hupolito – Diretora e coordenadora.

“A abordagem do curso me esclareceu de porque mudar minha atuação com crianças e de como nossas ações interferem na vida da criança. Policiar nossas ações fará com que nossas crianças cresçam mais seguras e tranquilas.” – Michelle Guilhen Zaidan Turu – Diretora.

“Este momento foi marcante, tendo em vista a relação prática x teórica e a visão ‘humana’ do trabalho com bebês. Retorno ao meu trabalho, à minha rotina, com um “novo olhar” sobre a criança, sobre minha prática. Grata a todos. Marinilda Aparecida da Silva – Diretora.

“Gostaria de agradecer a toda equipe da Aegis e ao professor Dr. Roger Hansen por esta experiência e por ter auxiliado a compreender ainda mais os detalhes e a importância nos cuidados infantis.” – Mariana Zanotto Alves – Orientadora em cuidados.

“Posso dizer que minha prática, a minha atuação com crianças, especialmente os bebês, deverá ser contada com o antes e após o curso. A única coisa que me entristece é não ter tido a este conhecimento antes de ser mãe e professora. Se assim tivesse acontecido, com toda certeza, haveria pessoas mais saudáveis emocionalmente em minha casa e na sociedade. Eu teria contribuído para formar ‘seres humanos’ no sentido mais profundo do conceito.” – Ana Maria Costa Heto – Diretora.

“Adorei o curso em todos os sentidos. Achei tudo aquilo que eu vim buscar. O professor Roger é um ótimo palestrante. Obrigada pelo conhecimento que nos passou.” – Daniela Cristina Padilha – Professora

“Excelente curso. Muito conhecimento onde certamente chegarei com novo olhar em meu colégio, onde poderia aos poucos melhorar os meus objetivos e assim ter uma melhor aprendizagem” – Hélia Regina Matos – Professora.

“Particularmente vocês estão de parabéns. Um ótimo curso, evidenciamos já a mudança em nossa visão com o outro (aluno). Gostaria de ressaltar a importância da continuidade desse curso para crianças maiores e para que os profissionais consigam ter uma abertura maior com todas as crianças. Parabéns e sucesso” – Luana Cardoso Rosa – Auxiliar de Educação Infantil.

“Gostei muito. Fomos bem recebidas. O curso foi maravilhoso e a abordagem Pikler tem muito em comum com o trabalho que realizamos. Parabéns e sucesso” – Bruna Jacobsen – Professora.

Deixe uma resposta