Curso Educação Infantil é realizado no CEAT de Lajeado

CEAT-lajeado

O Curso Educação Infantil: A Pedagogia Florença e a Aplicação da Abordagem Pikler, que é realizado desde 2014 em Florianópolis/SC, a cada ano alcança novos horizontes e vem chamando a atenção de profissionais de todo o Brasil.

O resultado disso é o constante interesse de instituições em oferecer a formação para toda a equipe de profissionais, a fim de alinhar e aplicar os conhecimentos no dia a dia da escola de forma harmônica.

Foi o caso do CEAT (Colégio Evangélico Alberto Torres), localizado em Lajeado/RS, que no último final de semana de fevereiro (27), recebeu nossa equipe para um encontro com os professores da Educação Infantil e séries iniciais de ambas as unidades do CEAT.

Ano passado, professoras dos berçários e integrantes da equipe pedagógica participaram do curso realizado em Florianópolis, onde está localizado o Colégio Florença, pioneiro no país em aplicar a Abordagem Pikler no ambiente escolar.

Roger Hansen, Doutor em Educação e Diretor do Colégio Acadêmico Florença, ministrou o curso que tem foco na humanização da educação e dos cuidados com a criança pequena.

A Abordagem Pikler, grande inspiração para a Pedagogia Florença, que é aplicada com sucesso no Colégio Florença, tem a proposta de olhar para os detalhes, valorizando o cuidado a partir de 3 eixos: autonomia, motricidade livre e segurança afetiva.

A abordagem Pikler inicialmente criada pela médica húngara, Emmi Pikler, era aplicada em um orfanato que recebia crianças oriundas da Segunda Guerra Mundial. Daí a importância da adaptação dos princípios criados por Pikler para o ambiente escolar e também para a realidade brasileira.

Os participantes também puderam conhecer os cinco princípios da Pedagogia Florença: laços de amor; ambiente preparado; rotinas e rituais; limites e regras; e observação ativa.

O encontro foi enriquecedor tanto para o CEAT, quando para a Aegis, que se sente lisonjeada pela confiança e reconhecimento do trabalho sério e humanizado, que desde o início acompanhou o curso Educação Infantil e tem sido replicado em outros programas como Os Contos de Fadas na Educação da Criança e no Curso para Pais: A Educação dos Bebês, este com lançamento previsto para abril de 2016.

Agradecemos mais uma vez toda a equipe do CEAT e aproveitamos para desejar muito sucesso na aplicação dos conhecimentos. Temos certeza que adultos e crianças serão beneficiados profundamente pelo resultado de nosso encontro.

Confira algumas fotos da formação Educação Infantil no CEAT de Lajeado/SC.

Deixe uma resposta