Curso Educação Infantil com Roger Hansen chega à 7ª edição

 

Florianópolis recebeu no começo de novembro educadores de várias cidades do Brasil para estudos sobre a Pedagogia Florença.

No começo de novembro (4, 5 e 6) foi realizada a 7ª edição do curso Educação Infantil: A Pedagogia Florença e a Aplicação da Abordagem Pikler, que reuniu educadores de vários lugares do Brasil para uma imersão no universo da Primeira Infância.

Roger Hansen, Doutor em Educação e instrutor do curso, apresentou teorias e práticas alinhadas à visão de cuidado e educação humanizada para bebês e crianças pequenas, foco principal da Pedagogia Florença.

A abordagem, que foi desenvolvida pela equipe pedagógica do Colégio Florença, é inspirada em grandes nomes da educação como Emmi Pikler, Maria Montessori, Loris Malaguzzi, Rudolf Steiner, Jean Piaget, entre outros. Seu diferencial é justamente a adaptação desses estudos às necessidades da criança brasileira, além de sua comprovada eficiência, pois é aplicada com sucesso há 6 anos no Colégio Florença de Florianópolis/SC e em outras instituições, que a partir desse trabalho têm adotado a metodologia em suas escolas.

Os 5 princípios da Pedagogia Florença são tema central do encontro: laço de amor; ambiente preparado; rotinas e rituais, limites e regras; e a observação ativa. O objetivo é que o educador possa treinar seu olhar e aplicar esses elementos no ambiente escolar.

Além de trabalhar os fundamentos da abordagem, o curso conta com uma visita guiada pelo colégio, que possibilita aos participantes a observação das vivências e práticas pedagógicas. Esse é um momento muito especial, pois tornam concretos os princípios trabalhados ao longo dos 3 dias de curso.

educacao-infantil-pedagogia-florenca-0a3anos-nov-2016-59
Participantes da 7ª edição em frente à Paideia, cidade em miniatura que auxilia a aplicação da pedagogia no Colégio Florença.

 

A Aegis e o professor Roger Hansen agradecem o empenho de todos os participantes, que demonstram possuir as qualidades necessárias para desenvolverem um ótimo trabalho pedagógico pela educação infantil em nosso país. Que muitas crianças possam ser beneficiadas pelos conhecimentos abordados ao longo do curso e possam ser adultos mais seguros e saudáveis. Sucesso a todos!

A próxima edição acontecerá em março de 2017 e já está com as inscrições abertas. Envie um e-mail para cursos@aegis.com.br para receber uma proposta.

Por enquanto confira alguns depoimentos desta edição:

“Encantada com o curso de 0 a 3 anos. Teoria e prática de mãos dadas em prol de uma pedagogia respeitosa à infância! Parabéns! Aguardando o curso de 3 a 6 anos!”
Evelise Vieira Melo Rodrigues – Coordenadora Pedagógica em SC

“Gratidão! Que Karma maravilhoso eu recebi. Gratidão ao Roger, à Waleria e a Deus.”
Karina Silveira de Araújo – Assistente de Direção em SC

“Um curso como nenhum outro. Um ensinamento sobre o amor pelo ser humano desde sempre.” Fabiane Vitória – Diretora Escolar no RS

“Educar as crianças na Pedagogia Florença é cultivar a esperança de um mundo melhor.” Ana Amélia Rigotto Fernandes – Pedagoga e Analista de Projetos Educacionais em MG

“Saio deste curso transbordada de sensibilidade e leveza. Entendi melhor o que é preciso garantir e permitir ao pequeninos da educação infantil.” Regiane Aparecida Lacerda – Pedagoga e Diretora Escolas em MG

“O ser humano é construído pelo amor e nós educadores somos o fio condutor junto de nossas crianças, pois a doçura, suavidade e delicadeza devem ter presença na nossa maneira de receber e estar com as crianças.” Mariza Regina Argenta Ragadalli – Pedagoga em SC

Confira as fotos:

Deixe uma resposta