Concentrar-se no que pode dar certo pode melhorar seu discurso

Businessman Speaking With a Microphone
O que você costuma fazer quando se sente ansioso? Pensa em tudo que pode dar errado? De acordo com novas pesquisas de psicologia, talvez essa não seja a melhor ideia.

“A ansiedade é incrivelmente penetrante. […] Quando as pessoas se sentem ansiosas, estão pensando em todas as coisas que podem dar errado… Quando estão animadas, pensam no quanto as coisas poderiam ir bem” disse a autora da pesquisa, Alison Wood Brooks.

No último mês de dezembro, foi lançado o resultado de uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia (APA) apontando que nosso foco durante uma apresentação pode influenciar muito na qualidade da oratória.
Em uma das etapas da pesquisa, 140 participantes prepararam discursos para serem apresentados em público.

Antes de cada pessoa apresentar seu discurso, perguntavam se ela se sentia calma ou animada, constatando que as pessoas que se disseram animadas desenvolveram discursos mais longos e persuasivos.

Vários testes também foram aplicados em outras situações demonstrando que a ansiedade gera um resultado inverso: seja fazendo um discurso, uma prova de matemática, ou cantando em público, manter-se otimista demonstrou um resultado muito superior em relação às atitudes em que a ansiedade e a insegurança estiveram presentes.

Confira o artigo original clicando aqui (em inglês).

Gif_ORA

Deixe uma resposta