Como organizar o espaço físico da sua apresentação

Hoje vamos falar sobre o arranjo do espaço físico. Este não é o elemento principal na oratória, mas influencia diretamente o orador. Existe um número impressionante de variáveis que devemos controlar antes mesmo de começar a falar.

Já imaginou ter 200 pessoas esperando para ouvir você e o microfone na hora não funciona? Já imaginou ter aquele vídeo fantástico para apresentar e a caixa de som está muda? Já imaginou o calor e o desconforto da plateia se o ar condicionado não ligar?

Já pensou se você não tem a possibilidade de fazer aquela apresentação que você idealizou só porque algum equipamento resolveu não colaborar? Todas essas situações são reais e infelizmente acontecem com mais frequência do que deveriam.

Cuidados básicos com equipamentos e local da apresentação

Dizem que o prevenido vale por dois. É fato que o orador deve sempre conferir se todos os equipamentos que precisará estão funcionando. Porque no fim, o responsável pelo sucesso ou fracasso da apresentação sempre será o orador.

E tem mais: já imaginou se as pessoas ficam encostando nas outras quando precisam ir ao banheiro? Já imaginou se a porta do banheiro fica atrás de você? E a porta de entrada? Onde fica?

Já pensou se o espaço entre você e seu público é de apenas um passo?

Além dos equipamentos, o arranjo do espaço físico abrange o posição das cadeiras, portas, mesas de água, mesas de suporte ao orador.

Estes elementos precisam ser arranjados de modo que a plateia não perca a sua atenção no orador.

Quando as pessoas não têm espaço para se movimentar e precisam encostar umas nas outras para mudar de lugar, a atenção destas pessoas já foi perdida.

O arranjo do espaço físico não pode atrapalhar a atenção que as pessoas darão para a sua oratória. Portanto, não deixe o externo atrapalhar a qualidade da sua oratória!

Confira também nossa checklist para evitar esses problemas que citamos no artigo.


julio

Texto escrito pelo instrutor Júlio Domingos do curso Oratória e a Arte de Convencer de Florianópolis.

JÚLIO DOMINGOS é graduado em Administração com vistas à Consultoria Empresarial. Atualmente se dedica ao estudo da gestão da aplicação de planejamentos estratégicos e ao ensino da oratória.

Deixe uma resposta