Homem de óculos fazendo apresentação para um grupo de pessoas enquanto olha para as mesmas.

Como olhar para sua plateia nas apresentações

 

Quantas vezes já não assistimos a palestras e no final ficamos com aquela sensação de que faltou alguma coisa? Pensamos: “o assunto era interessante, mas o palestrante não me cativou, não me senti interessado pelo assunto”. E por que isso acontece? Por várias razões. Uma em especial destaco aqui: o olhar.

Nos preocupamos em saber o conteúdo do que vamos falar, com a roupa que vamos vestir, com o nosso penteado.

E então chega a hora de apresentar um assunto e nos deparamos com todos nos olhando atentamente.

Muitas vezes temos certa resistência em olhar as pessoas nos olhos, embora essa seja a única maneira de fazer uma apresentação memorável. Não há outra forma a não ser encontrar os olhares.

O resultado é que percebemos que do outro lado há apenas um outro ser humano, assim como você, que está falando.

Quando nos deparamos com a experiência de conseguir sustentar o olhar, vamos nos acalmando e organizando melhor nossos pensamentos. Conseguimos nos concentrar e direcionar nossa fala.

Mas cuidado! Não fique olhando para apenas um membro da plateia, do contrário todo o resto do público se sentirá abandonado.

A solução nesses casos é direcionar o olhar para todos, seguindo esta dica: descanse o olhar por aproximadamente 1 a 2 segundos e parta para o próximo olhar.

Você se sentirá feliz ao perceber que estão prestando atenção em você e que seu assunto é de fato interessante!

Essa técnica traz muitos resultados, principalmente quando nos deparamos com plateias pequenas de aproximadamente 50 pessoas. Acima deste número a dica é dividir mentalmente a plateia em 4 partes e navegar o olhar entre esses setores.

Portanto, minha dica de hoje é: olhe de verdade para as pessoas e crie conexões!

Quer saber mais sobre o olhar na oratória? Clique aqui e confira outro artigo com mais dicas.


julio

 

Texto escrito pelo instrutor Júlio Domingos do curso Oratória e a Arte de Convencer de Florianópolis.

JÚLIO DOMINGOS é graduado em Administração com vistas à Consultoria Empresarial. Atualmente se dedica ao estudo da gestão da aplicação de planejamentos estratégicos e ao ensino da oratória.

 

Deixe uma resposta