Como manter a concentração antes de apresentações

 

Confira um exercício muito simples para falar bem em público.

Hoje venho de forma muito prática falar sobre a mais importante ferramenta do orador: a concentração.

Ela é importante porque permite que o orador não desperdice energia. Isso normalmente acontece quando ele é tomado pelo medo e ansiedade durante a apresentação. Em especial, a ansiedade faz o orador sair de seu próprio centro seguro e buscar apoio na aprovação da plateia, um dos grandes equívocos de quem deseja realizar uma apresentação de sucesso.

Com a concentração é possível alcançar um estado de equilíbrio emocional, ou seja, ser capaz de estar no controle e atento a tudo que acontece ao redor sem perder a linha de raciocínio e atenção dos ouvintes.

Faça este exercício antes de apresentações

Dias e até momentos antes da apresentação você pode fazer este simples exercício

1) Você precisará de uma cadeira e alguns minutos de seu precioso tempo. Sente-se, com a coluna bem apoiada na cadeira e com os pés bem apoiados no chão. Nessa postura, inicie a respiração abdominal.

2) De olhos fechado e com respiração lenta e ritmada, comece a perceber os sons que lhe rodeiam, inclusive os sons de sua própria respiração. Aos poucos busque ouvir os sons mais distantes e ruídos menores, mas sem se apegar verdadeiramente a eles. Naturalmente sua mente trará lembranças e ideias, tudo para tirá-lo do objetivo principal: concentrar-se nos sons. Mantenha-se firme! Não julgue seus pensamentos e deixe que eles passem pela mente e sumam.

3) Ainda com a respiração uniforme e após estar ciente dos sons ao redor, comece a imaginar como será sua apresentação. Crie em sua própria mente as imagens e cenas de como deve ser uma apresentação de sucesso e tente direcionar seus pensamentos para formas positivas. Se precisar retorne a prestar atenção à respiração e aos sons.

Invista no mínimo 10 minutos para esta prática. Ao final, abra os olhos, levante-se e faça sua apresentação!

Faço esse exercício todas as vezes que apresento cursos ou palestras, sendo um grande aliado para manter o foco e controlar a ansiedade. Experimente e se possível, volte aqui nos comentários para contar se deu certo!


julioTexto escrito pelo instrutor Júlio Domingos do curso Oratória e a Arte de Convencer de Florianópolis.

JÚLIO DOMINGOS é graduado em Administração com vistas à Consultoria Empresarial. Atualmente se dedica ao estudo da gestão da aplicação de planejamentos estratégicos e ao ensino da oratória.

Deixe uma resposta