Como fazer uma apresentação: organizando o espaço

A organização do espaço para uma apresentação quando analisada de forma superficial pode parecer um aspecto secundário para a oratória.
Por um lado, não é errado pensar assim: não há uma técnica propriamente dita na organização do espaço para a Oratória e um bom orador deve conseguir realizar suas apresentações independente de fatores externos, se apoiando em suas próprias habilidades.

Por outro lado, no entanto, há que se compreender que mesmo não sendo o fator determinante, a organização do espaço pode influenciar consideravelmente o bom andamento de uma apresentação.

Desta forma, um orador sempre deve ter uma preocupação também com a preparação de seu ambiente. Conhecer o local com antecedência permite adequá-lo para que seja o mais favorável possível ao público.

O ponto mais importante para a organização do espaço é que o orador seja visível. Nada deve impedir que ele seja visto, devendo estar também no ponto de maior destaque, evitando que a plateia se distraia com outras coisas. Para isso, não basta simplesmente que o palestrante esteja no nível mais alto do palco, mas também organizar adequadamente os elementos locais, para que não haja interferências visuais.

Sartorius Lecture

Além disso, é muito interessante que exista um espaço destinado aos responsáveis pelo apoio técnico, sem que uma possível circulação dessas pessoas atrapalhem o orador ou o restante do público.

Um espaço bem ordenado garante mais conforto aos participantes e facilita o aprendizado da plateia na apresentação.

Clique aqui para conhecer o curso oratória e a Arte de Convencer.
Confira as próximas datas de nossos cursos clicando aqui!

Deixe uma resposta