Como fazer alguém mudar de ideia, segundo a ciência.

Você acha difícil convencer as pessoas sobre o seu ponto de vista? Continue lendo este texto e descubra alguns padrões persuasivos encontrados em um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

Queremos convencer todo o tempo

A persuasão é uma habilidade muito desejada. Mudar o ponto de vista de alguém não apenas é uma conquista pessoal, mas também faz parte do dia a dia de muitas profissões, como é o caso dos vendedores, jornalistas, advogados, etc.

O fato é que e estamos o tempo todo tentando convencer alguém a fazer alguma coisa, seja um bebê no colo da mãe ou alguém em seu ambiente de trabalho.

No entanto, existem assuntos mais difíceis de serem abordados do que outros, e também pessoas com mentes mais fechadas para novas opiniões do que outras. Você conhece alguém assim?

Foi justamente a curiosidade para entender os elementos envolvidos no processo de convencimento, que levou uma equipe de pesquisa da universidade a investigar essa questão. O que faz alguém mudar de ideia?

A persuasão que veio da Internet

O que melhor nesse caso do que uma rede social para ser objeto de estudo? Esses ambientes são prolíferos para discussões e opiniões fervorosas, que por sua vez são manifestações espontâneas dos usuários.

Para chegar aos resultados, os cientistas envolvidos analisaram publicações do fórum ChangeMyView do Reddit, uma rede social que estimula a votação de conteúdos postados pelos próprios usuários.

O objetivo do ChangeMyView em específico é que o usuário levante um assunto e outras pessoas tentem mudar seu ponto de vista. Quando isso acontece o autor da publicação sinaliza que alguém conseguiu persuadi-lo com sucesso.

Foi analisando milhares dessas situações, que os envolvidos na pesquisa conseguiram perceber alguns padrões interessantes.

Descubra como convencer as pessoas

Tende utilizar essas técnicas da próxima vez que precisar convencer alguém:

  • Quanto mais pessoas tentarem persuadir um único indivíduo, mais chances dele mudar de opinião;
  • O timing é importante na hora de convencer alguém. Quanto mais tempo passar, menos sucesso você terá para mudar o ponto de vista do outro;
  • A linguagem também exerce influência. Expressões limitantes ou que qualificavam algo parecem trazer algum resultado, no entanto, os pesquisadores indicaram que o tom da conversa deve se manter amistoso;
  • A insistência não é um ponto positivo. Em apenas poucos casos alguém conseguiu ser convencido depois de um longo debate.

Deixe uma resposta