9 profissões que precisam da oratória

Falar bem é essencial para qualquer profissional que deseja crescer. Confira 9 profissões que podem tirar proveito da oratória.

Um pouco sobre a arte da oratória

A oratória ou discurso público teve seu primeiro relato na Grécia Antiga e era muito valorizada, graças ao próprio processo democrático da época. Como a maioria dos cidadãos podiam participar das decisões tomadas pelo Estado, a oratória era vista como habilidade essencial na formação das pessoas.

Com o passar dos séculos a oratória teve seu papel desgastado e desvalorizado no cotidiano, no entanto, falar bem se tornou uma necessidade nos dias atuais.

Diariamente somos expostos a um grande volume de informações e, consequentemente, nossa atenção vem diminuindo consideravelmente, como já postamos aqui no blog.

A boa comunicação é um dos principais aspectos para conseguir transpor as barreiras geradas pelo grande número de informações, uma vez que esclarece dúvidas, diminui os ruídos entre emissor e receptor, além de ser altamente persuasiva.

Mas quem precisa da oratória? Será que são apenas os políticos? Preparamos uma lista para responder essa pergunta.

Empresários

Lidar com fornecedores, colaboradores, clientes e tantas burocracias pode ser muito estressante. A oratória nesses casos possui um alto valor como habilidade para comunicar de forma rápida, clara e persuasiva com as outras pessoas.

Líderes

Lidar com equipes nem sempre é fácil. Saber administrar perfis e tarefas diferentes pode trazer muitos ruídos para o cotidiano e assim acabar com a produtividade. Informações erradas ou a própria falta de comunicação podem gerar erros desnecessários durante o processo, além de alguns sentimentos negativos. A oratória colabora para que o líder comunique e seja compreendido de forma a manter um fluxo saudável entre a equipe. Além disso, a oratória é fundamental para que os líderes inspirem e motivem seus colaboradores.

Professores

Esses profissionais encaram mais de uma plateia por dia e ainda expõem assuntos variados com frequência. Com o passar dos anos é normal que o ato de dar aulas torne-se mecânico, mas muitas vezes o profissional sofre de cacoetes, que atrapalham o desenvolvimento da aula. A oratória torna-se essencial para conquistar a atenção e engajar os alunos.

Estudantes

Graduandos, mestrandos, doutorandos. Como transmitir com coesão e coerências os assuntos abordados em uma pesquisa desenvolvida por tantos meses e de forma resumida e persuasiva? Oratória.

Comunicadores

Profissionais dessa área tem por essência a comunicação, seja ela verbal ou não-verbal. Transmitir com clareza informações e intenções desejadas é a base para todos os projetos a serem desenvolvidos. A oratória tem papel fundamental nesse sentido, tanto para trazer clareza como para aumentar o poder de persuasão.

Advogados

A área de direto necessita de muita atenção e clareza para trazer bons resultados. Quem atua no segmento sabe como a boa oratória é essencial desde as pequenas reuniões com clientes, até a exposição de grande casos. A oratória ganha grande destaque na carreira de juízes, advogados, promotores e qualquer profissional atuante no meio.

Palestrantes

Digamos que você é muito habilidoso na sua área e queira transmitir seu conhecimento e experiência apresentando workshops, palestras e eventos. Como comunicar e encantar a plateia (seja ela grande ou pequena)? Oratória.

Profissional de vendas

Seja qual for a área de vendas, lidar diretamente com clientes pode gerar alguns transtornos se eles não entenderem o que você fala. Todas as negociações necessitam de persuasão para serem concretizadas e ao mesmo tempo, precisam encontrar seu limite e equilíbrio. Aqui a oratória beneficia pelo profissionalismo e também caráter persuasivo necessário ao profissional de vendas, tornando-se um diferencial no mercado altamente competitivo.

Telemarketing

A área de telemarketing pode trazer excelentes resultados para o profissional dedicado. No entanto, sem técnicas de comunicação verbal e grande poder persuasivo, talvez sejam poucas as chances de crescimento. O telemarketing neste caso vai desde o operador que vende produtos ou serviços, até a equipe de suporte ao cliente das grandes empresas de tecnologia.

É fácil perceber que todos nós precisamos desenvolver a oratória para conseguir alcançar determinados objetivos. Afinal, falar bem é garantir sucesso na comunicação.

Clique aqui e conheça o curso Oratória e a Arte de Convencer

Deixe uma resposta