7 Fatores que atrapalham seus estudos

Não basta sentar e ler um texto para que o conteúdo nele inserido seja assimilado. O termo “assimilar” significa absorver ou incorporar aquilo que está ao nosso redor, e no caso do intelecto humano, aprender e memorizar novas informações para uma vivência plena em sociedade.

Existem inúmeras técnicas de memorização que auxiliam nesse processo, mas acima de tudo é imprescindível criar rituais. Tudo na vida é ritualizado, incluindo aquele momento em que você se coloca à disposição para estudar um conteúdo ou simplesmente fazer a leitura de um simples texto.

A protagonista nesse contexto é a atenção, que coordena todo o processo e define se você terá ou não sucesso em aprender uma nova informação. Sem ela haverá desperdício de tempo, além de frustrações físicas e emocionais, que facilmente podem ser substituídas por um prazeroso momento de estudos.

Para ajudar você a identificar o que está prejudicando seu aprendizado, selecionamos sete situações muito comuns, não apenas para estudantes, mas para profissionais que necessitam assimilar um grande volume de informações diariamente.

1) Estudar no ambiente errado

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-estudar-no-lugar-errado

Escolha um espaço onde você se sinta confortável. Lugares silenciosos e com boa iluminação normalmente são as melhores opções para estimular a concentração. Também é importante que você tenha cadeiras e mesas adequadas para manter uma boa postura, que segundo alguns estudos pode interferir na sua produtividade.

Escolher um ambiente agradável é importante para um estado emocional positivo, que reflete diretamente no foco a na capacidade de estar aberto a novos aprendizados.

2) Espaço físico desorganizado

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-espaco-de-estudos-desorganizado

A organização mental começa pela organização física.

Após escolher um ambiente ideal, procure observar os objetos próximos ou acima de sua mesa. Você tem à disposição apenas aquilo que é necessário aos seus estudos ou também tem copos, pratos e outros papéis espalhados?

Tire da sua mesa aquilo que não pertence ao espaço e deixe apenas os objetos que você utilizará naquele momento. Uma arrumação geral no ambiente também colabora para um estado mental mais tranquilo.

3) Não evitar possíveis distrações

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-nao-evitar-distracoes

Atualmente evitar distrações é uma tarefa difícil, porém existem algumas coisas que você pode fazer para não ser interrompido.

A primeira delas é deixar o smartphone no silencioso e desligar as notificações. Existem alguns aplicativos como o Offtime (Android), que facilmente fazem isso para você. No computador, deixe aberta apenas as abas importantes do navegador e desligue as notificações que possam interromper seu foco.

Depois de se desconectar da tecnologia é importante que você se desconecte das pessoas. Uma dica é avisar que você não poderá ser interrompido por determinados minutos, e que apenas estará disponível em casos de urgência. As pessoas normalmente tendem a respeitar um pedido desses.

Caso isso não aconteça, a combinação de fones de ouvido e músicas com ritmos repetitivos – como música clássica e eletrônica – sempre é uma ótima opção para não deixar que ruídos externos interfiram no seu trabalho.

4) Não planejar sua rotina de estudos

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-nao-planejar

Planejar uma rotina de estudos vai muito além do que um calendário com dias da semana e ações. O planejamento ideal inclui entender quais são seus principais objetivos e agendar de forma equilibrada o tempo de estudo para cada um deles.

Além disso, prever os materiais necessários e a organização do ambiente, também está entre as ações que devem ser tomadas.

Uma tabela com horário de estudo e matérias, caso você seja concurseiro ou estudante, também é uma boa opção para conciliar sua agenda e manter o progresso nos conteúdos.

5) Não ter uma boa noite de sono

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-nao-ter-uma-boa-noite-de-sono

Alguns estudos sugerem que uma boa noite de sono é capaz de reter com mais eficiência as informações na sua memória. No entanto, existe uma maneira correta para fazer isso, conforme indicamos neste artigo.

6) Falta de confiança e motivação

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-falta-de-motivacao-confianca

Muitas vezes nosso objetivo de estudo é passar em um concurso ou vestibular, situações que provocam muita pressão emocional.

Logo, não comece a estudar sem acreditar que é possível alcançar suas metas. Acredite que seu esforço será recompensado e imagine um cenário de realizações positivas para manter a confiança e motivação.

Intercale os longos períodos de estudo com atividades prazerosas, que ajudam a aliviar a tensão e, consequentemente, melhoram seu humor.

Seu estado emocional interfere drasticamente na forma como você capta, interpreta e assimila as novas informações, por isso preserve sua mente de estados negativos.

Pensar positivo parece clichê, mas afeta muito a forma como você reage ao mundo e aos desafios que estão pela frente. Pense que o fato de você estudar é o caminho para alcançar os seus sonhos e receba de braços abertos os conhecimentos adquiridos ao longo dessa jornada.

7) Ignorar a importância das revisões

 

curso-memorizacao-leitura-dinamica-fatores-que-atrapalham-seus-estudos-ignorar-revisoes

Não ignore as revisões. Estudar – de forma resumida – é um processo que começa com uma leitura geral para captar as principais ideias e termina com a mais precisa atenção aos detalhes, utilizando então técnicas para organizar e memorizar as informações, como por exemplo, Mapas Mentais.

Por isso, as revisões são tão importantes. É nesse momento que você “refrescará” a memória, gravando com mais eficiência os assuntos que previamente foram organizados e selecionados como importantes.

Para ajudar nas suas revisões leia também os artigos “Como utilizar a caneta marca texto de forma eficiente” e “Aprenda a fazer um Mapa Mental”.

Clique aqui e conheça nosso curso Memorização e Leitura Dinâmica.

Deixe uma resposta