5 fatores essenciais para melhorar sua oratória

 

Qual o segredo para uma boa oratória? Muitas vezes quando estamos nos preparando para uma apresentação, pensamos nas palavras que diremos e nos argumentos que serão utilizados para convencer a plateia.

No entanto, muitos oradores esquecem de que não basta apenas isso para que façam um bom discurso, afinal, há muitos outros elementos envolvidos. Reunimos aqui alguns dos principais elementos que podem levar sua apresentação a um novo patamar.

1) Postura

5-fatores-essenciais-melhorar-oratoria-curso-oratoria-florianopolis-aegis-2

Enquanto faz seu discurso, como quer que o público veja você?

Antes que você possa dizer uma única palavra, no momento em que pisar no palco, sua postura já contará tudo sobre você.

Embora essa afirmação pareça exagerada, diversas características de sua personalidade ficarão evidentes simplesmente pela maneira como você se posiciona fisicamente no palco. A falta de cuidado neste sentido poderá transmitir às pessoas uma imagem negativa, por exemplo, de insegurança ou descuido.

Dos principais elementos da postura, podemos citar a coluna, o movimento e a postura das mãos. A coluna deve ser mantida sempre ereta; o movimento deve ser feito sem pressa para não transmitir uma ideia de ansiedade; e as mãos – quando não estiverem sendo utilizadas – devem ficar unidas em frente ao corpo, por volta da altura do diafragma.

 

2) Caminhar

5-fatores-essenciais-melhorar-oratoria-curso-oratoria-florianopolis-aegis-3

Ao se deparar com uma plateia mesmo os oradores mais experientes ficam nervosos. Caminhar é uma dica tradicional para lidar com o nervosismo.

É comum sentir medo ou ansiedade ao se deparar com uma plateia desconhecida. A diferença é que bons oradores sabem como lidar com os elementos psicológicos, não permitindo que eles interfiram na apresentação. O ato de caminhar dissipa a energia da ansiedade acumulada, de maneira elegante e apropriada em meio a uma apresentação.


3) Treinar a oratória

5-fatores-essenciais-melhorar-oratoria-curso-oratoria-florianopolis-aegis-4

Mesmo sendo um orador experiente é essencial treinar o máximo possível.

O treino é um fator essencial e não pode ser ignorado. Tenha seu discurso na ponta da língua, pense em respostas para perguntas que possam fazer, treine na frente do espelho ou apresente para amigos. Essa é uma dica importante, mesmo que você seja experiente ou já tenha feito a mesma apresentação outras vezes.

 

4) O Olhar

5-fatores-essenciais-melhorar-oratoria-curso-oratoria-florianopolis-aegis-5

Assim como é desconfortável conversar com alguém que não olha para você, é mais difícil assimilar o discurso de quem não olha para a plateia.

Além de ser muito mais agradável para os espectadores, o simples ato de olhar para o público aumenta a atenção dos participantes. Podemos resumir afirmando que o olhar é essencial para a comunicação e falar olhando para o chão, teto ou outros lugares é proibido na oratória.

 

5) Não dependa de elementos tecnológicos

5-fatores-essenciais-melhorar-oratoria-curso-oratoria-florianopolis-aegis-6

Utilizar um slideshow ou outros recursos tecnológicos pode ser importante para a sua apresentação, mas você não fique dependente deles.

Há muitos tipos de equipamentos ou ferramentas que podem ser úteis à sua apresentação e torná-la mais atrativa. Porém, um bom orador deve evitar depender desses fatores para realizar seu discurso. Uma boa apresentação está sempre apoiada nos conhecimentos do apresentador e não nos recursos técnicos disponíveis. A capacidade de equilibrar esses fatores é uma peça fundamental para o sucesso da apresentação.

Utilize essas dicas na próxima vez que for falar em público e perceba como será mais fácil encarar uma platéia.

Clique aqui e conheça o curso Oratória e a Arte e Convencer

Deixe uma resposta