5 Dicas para falar em público

1 – Falar com o coração

Com coraçÃo

Embora esta pareça uma expressão retirada de um filme de romance, esta é uma das dicas fundamentais quem deseja cativar seus ouvintes em uma apresentação. Falar com sentimento, isto é, com gosto por aquilo que está defendendo faz com que as pessoas se sintam atraídas pelo assunto e se engajem nas ideias promovidas pelo palestrante.

 

2 – Apresentação pessoal

Vestuario_aegis

Nada de utilizar qualquer roupa para o dia da apresentação! O bom orador se prepara calmamente antes de uma apresentação, o que inclui, além do asseio pessoal, um bom vestuário.

Isso não quer dizer utilizar roupas de grife, mas que o palestrante tenha em conta que além das ideias de sua apresentação, o público assimila também sua imagem. Uma dica é seguir sempre o clássico.

 

3 – Caminhar

caminhe

Pesquisas realizadas nos EUA demonstram que o medo de falar em público só vem depois do medo de morrer. O fato é que a oratória não é um tema simples e causa medo.

De maneira geral o orador deve procurar dissipar essa energia do nervosismo que quer tentar dominá-lo. Há muitas maneiras de fazer isso, uma dica bastante simples é caminhar de maneira bem devagar observando o auditório enquanto fala.

 

4 – Utilização de gestos

speech_

Há que se tomar bastante cuidado com os gestos. Nada de movimentos muito expansivos, nem tampouco enfiar as mãos no bolso.

Os movimentos com as mãos devem ser claros e apenas servirem para ajudar o apresentador a se expressar melhor.

 

5 – Não pedir desculpas

speech

Consciente ou inconscientemente o público torce pelo palestrante e espera que tudo dê certo. Se você, de antemão, pedir desculpa ou falar que está muito nervoso, cria um foco neste ponto e se entrega antes mesmo de começar a sua apresentação.

Deixe uma resposta