4 dicas para falar bem em público

Business presentation on corporate meeting.

Confira algumas dicas rápidas para falar bem da próxima vez que encarar uma platéia:

  • Use a postura a seu favor

Nos anos 80 um livro chamado “O corpo fala” virou bestseller e não é por menos. A comunicação não-verbal, ou seja, a mensagem que transmitimos além das palavras, têm peso importante na comunicação humana. Quando falamos de apresentações em público essa importância aumenta, pois a postura contribui na transmissão da confiança necessária para que o ouvinte assimile o que estamos dizendo.

  • Lembre-se de respirar!

A respiração é um ponto importante não apenas para controlar o nervosismo, mas também para proporcionar uma fala adequada e que possa ser compreendida pelos ouvintes.

  • Fale pausadamente

Falar pausadamente está diretamente associada à dica anterior. Respirar também ajuda a manter o ritmo das palavras e possibilita a utilização do silêncio como ferramenta de convencimento. Isso parece estranho? Falar algo importante e criar uma pequena pausa pode proporcionar ao ouvinte um rápido momento de reflexão.

  • Enfatizar partes do discurso

Qual será o conteúdo a ser transmitido? Pense nas palavras que devem ganhar foco durante o seu discurso e aproveite a dica anterior para trabalhar adequadamente o próprio conteúdo. Utilizar a mesma entonação ao longo de toda a fala pode dar a impressão de pouca importância. Falar as palavras relevantes de forma diferenciada, modulando o tom, intensidade ou velocidade, ajuda no dinamismo.

A boa oratória é essencial não apenas quando estamos diante de uma plateia organizada, mas também em momentos do dia a dia, como reuniões e conversas não “estruturadas”. Fique atento a estas dicas e invista em nosso Curso Oratória e a Arte de Convencer.

A próxima edição acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho. Entre em contato conosco. Estaremos totalmente à disposição para apresentar o curso em detalhes para você!

Deixe uma resposta