2 elementos capazes de convencer qualquer plateia

2 elementos capazes de convencer qualquer plateia

 

Dentre os assuntos tratados em nosso curso de oratória está a chamada “arte de convencer”, essencial para que o discurso tenha o efeito esperado pelo orador.

O processo de convencimento possui dois elementos-chave, que abordaremos no artigo de hoje: competência e confiabilidade.

A competência na oratória

A competência evidencia-se quando existem os meios necessários para a realização de uma proposta. Em outras palavras, temos aqui a preocupação de mostrar que temos condições para entregar uma promessa para a plateia.

Você já se perguntou se o palestrante de fato sabe fazer aquilo que está falando? A competência, portanto, ocorre quando orador encontra meios para demonstrar e transmitir à plateia essa segurança.

Imaginamos um advogado: quais são os meios para que ele consiga defender o interesse de seu cliente? A resposta poderia ser livros, computador, conhecimento, tempo, entre outros.

Cada profissão tem seus meios. Minha dica aqui é analisar quais são os meios que você usa para entregar sua promessa e assim, buscar aproveitá-los ao máximo.

A confiabilidade de um discurso

Agora temos outro ponto importante a respeito da arte de convencer. A confiabilidade é detectada por meio da experiência e do envolvimento pessoal do orador.

Isso significa que você não convencerá ninguém se apresentar apenas a competência, pois não oferece a segurança necessária. Essa segurança vem a partir do momento que você mostra para a plateia que sabe como fazer, que já fez ou que se preparou ou que teve uma experiência.

O outro ponto da confiabilidade é garantir que você estará envolvido pessoalmente com o outro. Que você o acompanhará, garantirá que ele alcance o que espera. Que ficará sempre presente até que ele consiga o que quer.

Essa postura é o que amplifica a capacidade de convencimento. É a postura que transmite uma mensagem: você está seguro comigo. É como se disséssemos “você ganhou um parceiro!”.

Dicas objetivas:

  1. Analise, qualifique e divulgue os meios que você usa para entregar seu serviço ou produto;
  2. Demonstre seu preparo, sua experiência;
  3. Demonstre uma vontade verdadeira de acompanhar de perto o sucesso do outro.

Para finalizar, gostaria de dizer que este é um assunto fundamental na arte de convencer, e que obrigatoriamente deve estar na pauta da preparação do apresentação que você fará.

Até mês que vem!


julio

Texto escrito pelo instrutor Júlio Domingos do curso Oratória e a Arte de Convencer de Florianópolis.

JÚLIO DOMINGOS é graduado em Administração com vistas à Consultoria Empresarial. Atualmente se dedica ao estudo da gestão da aplicação de planejamentos estratégicos e ao ensino da oratória.

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